Início Artigos 4 competições de computação que você não pode deixar de participar

4 competições de computação que você não pode deixar de participar

554
0
COMPARTILHAR

As competições de computação são uma excelente oportunidade para testar nossos conhecimentos e adquirir novas habilidades técnicas, sociais e profissionais.

Nelas também conhecemos pessoas muito diferentes de nós, que nos fazem expandir nossa visão de mundo e, quem sabe?, conhecer seu futuro sócio ou ter aquela ideia inovadora.

A seguir, listo as 4 principais competições de computação que agregam um valor bacana ao nosso currículo.

Google Code Jam

Google Code JamGoogle Code Jam é uma competição de programação internacional organizada pela Google. A competição começou em 2003 com a intenção de revelar talentos para a empresa.

A competição consiste em um conjunto de problemas algorítmicos que devem ser resolvidos em um determinado período de tempo. Os competidores podem usar qualquer linguagem de programação para solucionar os desafios.

Organização: Google.
Premiação: até US$ 15.000,00.
Quem pode participar: Profissionais e estudantes, maiores de 13 anos.
Linguagens: Qualquer uma.

TopCoder

TopCoderA TopCoder é uma empresa que administra competições de programação. Ela organiza quinzenalmente competições online, conhecidas como SRMs (Single Round Matches), assim como competições semanais em design e desenvolvimento. Há um ranking que mostra os programadores mais “engajados”.

Imagine Cup

Imagine CupA Imagine Cup foi criada em 2003 pela Microsoft. É uma competição destinada a jovens estudantes de tecnologia, divididas em várias categorias.

O desafio é o desenvolvimento de softwares que contribuam para a solução de problemas reais, geralmente ligados a grandes desafios que a humanidade terá que resolver nas próximas décadas.

Organização: Microsoft.
Premiação: até US$ 12.000,00.
Quem pode participar: Estudantes de Ensino Médio, de Graduação e de Pós-graduação.
Linguagens: Produtos e Ferramentas Microsoft.

Maratona de Programação

Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que existe desde o ano de 1996. Desde o ano de 2006, o evento vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso.

Organização: Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Quem pode participar: alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc)
Linguagens: C/C++, Java e Pascal.

Enjoy it!