Início Java Java: Entrada/Saída de dados com JOptionPane

Java: Entrada/Saída de dados com JOptionPane

701
0
COMPARTILHAR

Para criar um programa que seja executável dentro de um computador, deve-se ter em mente três aspectos: a entrada de dados, o seu processamento e a saída deles. Sendo assim, todo programa estará trabalhando com estes três conceitos.

Se a entrada de dados for errada, o processamento será consequentemente de forma errada e resultará em respostas erradas.

Desta forma, dizer a alguém que foi erro do computador é ser um tanto “medíocre”. E isto é o que mais ouvimos quando nosso saldo está errado e vamos ao banco fazer uma reclamação, ou quando recebemos uma cobrança indevida.

Se ocorrer algum erro, é porque foi causado por falha humana. Realmente é impossível um computador errar por vontade própria, pois vontade é uma coisa que os computadores não têm. Uma entrada e uma saída podem ocorrer dentro de um computador de diversas formas. Por exemplo, uma entrada pode ser feita por teclado, modem, leitores óticos, disco, etc. e uma saída, por monitores, caixas de som, etc.

java-joptionpaneEm Java há algumas formas de entradas e saídas de dados. No nosso curso, utilizaremos janelas criadas por meio de classes e objetos do pacote Swing, que facilita a criação de interface gráfica e o uso de mouse e teclado.

Entrada de Dados

Caixas de diálogo de entrada de dados são importantes para obter informações ou requisitar algo do usuário. No objeto  JOptionPane , há o método  showInputDialog() que é responsável por criar uma caixa de diálogo requisitando uma entrada de dados. Este método pode ser usado de várias maneiras.

A forma mais simples é criando uma caixa de diálogo com o título Input/Entrada, um ícone de interrogação, uma caixa de texto, uma mensagem e dois botões, conforme indicado na Figura 02.

java-joptionpane-1

java-joptionpane-2

Outra forma é utilizando dois argumentos, sendo:

  1. A mensagem que deve ser exibida ao usuário.
  2. O valor inicial da caixa de texto.

O valor inicial da caixa de texto é a string que deve aparecer dentro do campo onde digitamos nossa entrada. Assim que aparece a caixa, seu campo está preenchido com um valor inicial já selecionado.

Ex.: O código JOptionPane.showInputDialog(“Qual o seu nome?”, “Digite seu nome aqui.”) cria a caixa da Figura 03.

java-joptionpane-3

Uma das formas mais completas desse método inclui alterar, inclusive, o título da caixa. São necessários quatro argumentos:

  1. Indica de qual frame a caixa de diálogo é dependente, ou seja, qual a janela principal que chamou a caixa Input Dialog. Caso a caixa de diálogo não dependa de nenhum frame ou janela principal, basta utilizarmos o valor null para este argumento;
  2. Define a mensagem que deve ser exibida ao usuário;
  3. Estabelece o título da caixa de texto;
  4. Indica qual o tipo de ícone a ser exibido na mensagem, definido pelas seguintes constantes (ou pelos números inteiros que as representam):
    • PLAIN_MESSAGE (valor: -1): Mensagem limpa, sem nenhum ícone.
    • ERROR_MESSAGE (valor: 0): Mensagem de erro.
    • INFORMATION_MESSAGE (valor: 1): Mensagem informativa.
    • WARNING_MESSAGE (valor: 2): Mensagem de alerta.
    • QUESTION_MESSAGE (valor: 3): Mensagem de requisição ou pergunta.

Esta é a opção padrão do método showInputDialog().

Ex.: O código JOptionPane.showInputDialog(null, “Qual o seu Nome?”, “Pergunta”, JOptionPane.PLAIN_MESSAGE) gera a caixa da Figura 04.

java-joptionpane-4

Saída de dados

A exibição dos dados processados pode ser feita por meio do método OptionPane.showMessageDialog() que mostra uma caixa de mensagem.

java-joptionpane-5Os códigos abaixo mostram como criar telas simples, que recebam valores do tipo Texto e Float, respectivamente.

java-joptionpane-6

java-joptionpane-7

Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here