COMPARTILHAR

Olá, galera!

Neste post, vou mostrar como montei meu próprio web hosting service (servidor web), a partir de ferramentas e softwares disponíveis gratuitamente na Internet.

O que eu queria?

Ao realizar alguns trabalhos na faculdade, surgiu a necessidade de acessar meu computador de casa a partir da Internet, além de estabelecer uma conexão com o banco de dados MySQL instalado nele juntamente com algumas aplicações desenvolvidas em PHP, hospedadas em um servidor Web.

As opções free disponíveis não me davam a liberdade de que eu precisava.

O que eu tinha?

  • Meu netbook, um Dell Inspiron11z, com processador Pentium Dual Core, 3 GB de RAM, HD de 320 GB e Windows 7 Pro (a galera do Linux que me perdoe);
  • Apache, PHP e MySQL, com versões para Windows (galerinha do Linux, me perdoe novamente);
  • Conta DynDNS free;
  • Oi Velox ADSL, de 1 Mbps DOWN/320 Kbps UP;
  • Gateway Residencial WAG200G da LinkSys, que integra em um único dispositivo modem ADSL/Roteador/Access Point.

O que eu NÃO tinha?

  • Domínio registrado;
  • IP Fixo.

O que eu fiz?

Como alguns devem saber, o IP que recebemos por meio do Oi Velox é atribuído via DHCP, ou seja, é dinâmico e muda toda vez que ligo/desligo meu modem.

Para contornar isso, verifiquei que o WAG200G possui nativamente o recurso de conexão automática com a DynDNS (empresa que oferece serviços de DNS dinâmico), mostrado na imagem abaixo. Isto significa que ela associa um domínio específico (no meu caso, http://helioandrade.dyndns.info) ao IP que você possui em um dado momento.

web_01

Só lembrando: para que o servidor Web esteja disponível na Internet, é necessário que se tenha uma conta ativa na DynDNS.

Para que a configuração seja feita corretamente no modem, são necessárias três informações básicas: login, senha e o hostname (subdomínio). É pelo hostname escolhido que sua máquina será encontrada.

web_02

Há outras empresas que oferecem o serviço de DDNS:

Resolvido o problema do DNS Dinâmico, o próximo passo foi redirecionar todas as requisições de conexão na porta 80 vindas da Internet para meu netbook, dentro da minha rede. Há várias maneiras de se fazer isso.

A mais simples que encontrei para resolver meu problema foi utilizar as configurações que o meu gateway, o WAG200G, disponibiliza. Foi extremamente simples, como mostrado na figura a seguir:

web_03

Atribuí um IP fixo ao meu netbook na rede, 192.168.0.2, para que todas solicitações HTTP sejam encaminhadas para ele.

Feito isso, o passo seguinte foi instalar o Apache. Há versões específicas para Windows, sendo que a instalação é toda automatizada, sem maiores dificuldades (confira nas imagens a seguir).

A versão que eu instalei foi a httpd-2.2.15-win32-x86-openssl-0.9.8m-r2.

Tela inicial da instalação do Apache…

apache_instal01

Aceite os termos da Licença de Uso…

apache_instal02

Informações técnicas adicionais sobre o Apache…

apache_instal03

Neste ponto da instalação, dever ser inserido o seu hostname, o nome do seu servidor e um endereço de e-mail, respectivamente…

apache_instal04

Preenchendo com meus dados…

apache_instal05

Na tela de seleção do tipo de instalação, selecione “custom”…

apache_instal06

Aqui você pode selecionar os recursos a serem instalados ou não, bem como escolher o diretório de instalação…

apache_instal07

Em seguida é só clicar em “Install” e aguardar o final da instalação…

apache_instal08

Andamento da instalação…

apache_instal09

Fim da instalação!

apache_instal010

Em seguida, é necessário adicionar uma exceção para o Apache no firewall do Windows…

apache_instal11

Para testar se tudo está funciona direito, vá até o seu navegador e digite: localhost ou o endereço IP que você atribuiu ao seu servidor ou o seu hostname.

apache_instal12

 Aprenda também: Como redirecionar seu site.

Enjoy it!

Criador do GuiaTECH.net, Instrutor e Técnico em Informática com mais de 10 anos de experiência e, nas horas vagas, estudante de Engenharia de Computação na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

7 COMENTÁRIOS

  1. Amigo eu tenho oi velox tbm uso ela em modo router não consigo abrir nenhuma porta eu faço tudo certinho firewal off mais nunca consigo abrir não teria como voce me dar uma ajudinha ai n

  2. Opa kra! Tutorial excelente! fiz tudinho e deu certo! mas sou novo nessa area! e, teria como vc fazer um tutorial de como colocar o banco de dados mysql, para esse web site ae rodar ele? ou comentar como é?

    • Amigo, fico feliz por ter sido útil.
      Quanto ao banco de dados, basta instalá-lo e liberar as portas que ele utiliza no firewall do seu sistema operacional e no seu roteador também.
      Abraço.

Comments are closed.